Sua empresa é fruto, temos certeza, de muito esforço e trabalho. Montar um negócio, afinal, não é simples. Mas se, ao criar seus produtos e serviços, você incluiu formas de reduzir os impactos ambientais, de fazer o uso inteligente dos recursos naturais evitando o seu desperdício, pensou no descarte correto dos materiais utilizados no processo produtivo e no pós-consumo, parabéns! Ter a sustentabilidade no DNA dos negócios é, hoje em dia, um diferencial. De peso.
As novas gerações preocupam-se em comprar de marcas que tenham comprometimento com causas sociais e ambientais; grandes empresas, igualmente alinhadas com questões como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cada vez mais buscam fornecedores com compromisso similar, para que suas cadeias de valor façam sentido nessa busca por algo maior do que simplesmente vender e crescer a qualquer custo.
Por isso, temos certeza que, se sua empresa tem esse tipo de questão em seu cerne, ela está à frente do tempo, ou melhor ainda, faz parte de um novo tempo que já está batendo à porta.
Quem mais sabe que o que você faz é sensacional?
Mas, fora você, sua família, amigos próximos, sócios e talvez os seus funcionários, alguém mais sabe de tudo isso? Que seu produto ou solução é fantástico não só porque é bom, porque tem qualidade, mas porque tem todos esses valores e atributos agregados?
Aqui entra a relevância da boa comunicação. É importante revelar as boas histórias que você tem, sobre como a sustentabilidade está no core de seus negócios, sobre por que vale a pena prestar atenção em seu produto ou serviço, que está muito mais conectado com as soluções que o mundo precisa do que os outros.
O que você tem para contar? Qual é a mensagem que você quer passar sobre o que você faz?
Esse é um ponto de partida importante – ter uma narrativa consistente, de qualidade, que reflita tudo que o seu negócio representa.
Outro ponto igualmente importante é o da chegada. Uma boa comunicação só se completa quando a mensagem sai de forma clara e é recebida pelo público de interesse corretamente, sem ruídos, sem falhas.
Quem é o seu público? Com quem você quer se comunicar? Seu cliente? Seus investidores? Seus funcionários?
E qual a melhor forma de transmitir a mensagem? O caminho pode ser um boletim ou newsletter; uma ação nas redes sociais; um vídeo; um podcast; um folheto; um relatório de sustentabilidade ou de atividades. O importante é saber se o seu público está na outra ponta, entendendo o que você está dizendo.
A boa comunicação diferenciará você e seu negócio perante os concorrentes. Ou, dizendo de uma forma melhor, ela mostrará para um público cada vez mais interessado em produtos que tenham coerência com seus próprios valores, que você já está ali.
Comunicação consistente é importante para você ser encontrado
Vários estudos, como os do Instituto Akatu e do SPC, apontam que o consumidor brasileiro está cada vez mais interessado e até disposto a pagar mais por produtos que tenham responsabilidade social e ambiental.
Claro que muita gente ainda leva mais em conta o preço – especialmente em tempos de crise. Mas a disposição está lá, e, quando ele decidir que pode optar, poderá escolher a sua marca, porque já sabe da qualidade e dos valores dela.
Quando o investidor, o consumidor, o pesquisador procurar, achará as informações sobre sua empresa se você estiver se comunicando de forma coerente, frequente e consistente.
Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais, que falaremos mais sobre esses assuntos daqui para a frente!
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