top of page
Chiaki Karen Tada

Perguntas e respostas: o que são ODS e por que todos estão se alinhando a eles

Cada vez mais empresas e organizações da sociedade civil têm adotado, em suas narrativas e metas de atuação socioambiental, o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É possível constatar isso facilmente: relatórios de sustentabilidade de grandes corporações, bem como relatórios de atividade de ONGs vêm, cada vez mais, ilustrados com os coloridos quadros dos ODS ou com textos que explicam como e por que eles estão alinhados com esses objetivos.



Mas, você sabe o que são os ODS e para que servem? E por que todo mundo que pensa no médio e longo prazos de seus negócios ou causas fala neles?


Veja a seguir 5 perguntas e respostas sobre esse assunto:


O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?


Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são propósitos, que buscam garantir que todas as pessoas tenham uma vida próspera e de paz, e que o planeta e seus recursos e ecossistemas estejam protegidos. Eles foram acordados por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas, em 2015. Isso quer dizer que todos esses países se comprometeram a cumprir esses objetivos, portanto é algo global.

São 17 objetivos, cada um com um certo número de metas, que promovem temas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia limpa e água potável para todos, além de combate à poluição e o enfrentamento das mudanças climáticas.


Eles são como um grande plano de ação para que vivamos melhor, em harmonia com o planeta.


Quando esses objetivos devem ser cumpridos?


2030 é o prazo para o cumprimento dos ODS, e esses objetivos fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Em outras palavras, os países que concordaram em cumprir os ODS se comprometeram a promover o desenvolvimento sustentável, por meio de medidas transformadoras e ousadas, até essa data. E mais importante: sem deixar ninguém para trás.


Como cada ODS será cumprido?


Acabar com a pobreza, promover energia limpa e acessível para todos, proteger os mares, incentivar o consumo sustentável, garantir a paz... sim, é bastante coisa, e os ODS são ambiciosos! Mas fazem todo sentido, não acha? Fazê-los acontecer, é claro, não é simples. A ideia é que cada país adote os objetivos conforme as suas prioridades, mas dentro de um espírito global. É como se você soubesse onde todos precisam chegar, mas pode seguir o caminho que preferir, usando um ou mais ODS como norte. Ao final dessa jornada, todos se encontram, e em um mundo muito melhor.


Os ODS são só para os governos dos países?


Não! Os ODS são para todos: governos, companhias, sociedade, cada cidadão. Ou seja, é para você também, para sua empresa, não importa o tamanho dela, e sua ONG. O trajeto rumo a um 2030 próspero fica melhor se for feita junto, com parcerias e pensando sempre no bem-estar de todos.


Por que as empresas e organizações estão se alinhando aos ODS?


As empresas são cada vez mais cobradas a fazerem sua parte pela sociedade e ambiente (responsabilidade socioambiental). Muitas já o fazem, ou nascem com esse pensamento no core de seu modelo de negócios. E as organizações não governamentais ou da sociedade civil (ONGs ou OSCs), claro, atuam em prol de causas que trazem benefícios para a sociedade ou meio ambiente, ou ambos. Aparentemente, cada um está cuidando do seu “pedaço”.


Mas, se os ODS são a grande bússola para um mundo melhor, quando você se alinha a eles, suas ações entram nessa grande jornada pela prosperidade do planeta e da humanidade. Ou seja, as iniciativas aparentemente isoladas se conectam, e todos começam a caminhar na mesma direção.


Além disso, os ODS trazem a oportunidade de gerar e agregar novos valores para as organizações, sejam elas com ou sens fins lucrativos. Trazem mais visibilidade, mais propósito, atraem talentos, investidores e consumidores, porque há uma grande causa que abraça a todos.


É por isso que hoje muitas empresas e organizações estão incorporando os ODS. E, cada vez mais, fazem questão de mostrar isso em seus relatórios de atividades e de sustentabilidade, e destacam essa ligação em seus materiais de comunicação, como uma indicação de seu comprometimento com um bem maior.



215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page