Há cerca de 400 mil organizações da sociedade civil (OSCs) em atuação no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Chamadas informalmente de ongs (organizações não governamentais), as OSCs têm papel fundamental na luta e garantia dos direitos humanos, serviços de saúde, conservação ambiental, entre outros temas de importância para a vida e bem-estar da população.
A maior parte das OSCs do país é formada por pessoas que se identificam com uma causa e são especialistas no tema. Por isso mesmo, é comum que os fundadores e diretores estejam focados na execução de seu trabalho principal e acabem deixando como ações secundárias investir em captação de recursos, advocacy e comunicação. É compreensível, porém não estratégico.
Investir em Comunicação para uma OSC é construir relacionamentos com seu público-alvo, financiadores, voluntários e com a sociedade, que merece conhecer o trabalho da organização e os benefícios que ela traz. Por isso, ela é tão importante.
Mas o que é exatamente a Comunicação em uma OSC? Executar um plano de Comunicação significa identificar seus públicos de relacionamento, a melhor linguagem e as ferramentas para conversar com eles. Parece simples, mas não é tarefa fácil para quem não é da área e está focado em tocar o trabalho do dia a dia da organização.
Embora o trabalho de uma organização seja único, é preciso comunicar os resultados, impactos, benefícios e necessidades de acordo com o público. Engajamento é o que se espera de todos os públicos envolvidos, mas o chamado à ação para cada um deles é diferente.
Ou seja, dos voluntários, espera-se que dediquem seu tempo, atenção, amor e conhecimento à causa, e que saibam da importância de seu trabalho. Para os financiadores, o objetivo da Comunicação deve ser apontar o diferencial da instituição e do modo como atua, bem como as necessidades do público-alvo e importância dos recursos para cumprir seu trabalho.
A OSC ainda precisa ser bem vista e admirada por toda a sociedade, bem como prestar contas a ela. Ser reconhecida pelo público em geral trará novas parcerias e reconhecimento, além de ajudar a divulgar sua causa para todos, formando um círculo virtuoso em que a sua causa e seu trabalho só têm a ganhar para um futuro sustentável.
Sua organização já sabe o que quer comunicar ou nem sabe por onde começar? Entre em contato com a Bem Comunicar aqui.
Comments